ITALIANIDADE

italianidade

(substantivo feminino)

1.caráter ou qualidade peculiar, individualizadora, do que ou de quem é italiano.

2.sentimento de afinidade ou de amor pela Itália.

Dia 28/03/2025 fomos surpreendidos pelo Sr. Antonio Tajani, Ministro das Relações Exteriores e Vice Primeiro Ministro da Itália que assinou o Decreto-Lei 36 de 2803/2025 (com vigor imediato por ser de caráter de urgência) onde limita radical e tragicamente a transmissão da cidadania por jus sanguinis. Impede o direito do menor quanto ao reconhecimento automático, salvaguardando os menores que tenham nascido na constância de 02 anos de residência na Itália por seus pais. Limita até os netos o reconhecimento da cidadania. Interfere aplicando efeitos retroativos aos direitos já adquiridos de todos os ítalos descendentes espalhados mundo a fora.

O Sr. Tajani com esse malfadado Decreto-Lei destrói a italianidade de milhares de italianos residentes em todos os países.

Ser italiano vai muito além de um passaporte que em si é apenas um documento de identificação de viagem. Ser italiano está diretamente ligado à nossa italianidade. As construções familiares fincadas na língua, nos gestos, na comida, na música, na religiosidade são agora apenas lembranças de uma memória afetiva com seus antepassados.

Pelo entendimento do Sr. Tajani extingue-se o italiano!!!! A transmissão afetiva deve ser esquecida. Os resgates familiares devem ser abandonados. As histórias das famílias devem ser apagadas. Honrar os antepassados que migraram e contribuíram vivamente para a história do Brasil sempre preservando seus valores devem ser apagados da nossa memória histórica e cultural. Os italianos que nasceram e residem fora da Itália não são italianos.

É isso que nos impõe esse Decreto-Lei que é uma vergonha para todos os italianos nascidos dentro e fora da Itália.

A cidadania italiana é Status civitatis – ato que estipula o vínculo de uma pessoa ao Estado. O que garante ao cidadão a sua condição jurídica como italiano desde seu nascimento. Para os brasileiros que são italianos desde seu nascimento a italianidade vem junto com o coração de seus antepassados que buscaram sobrevivência e melhores condições de vida aqui no Brasil e nos deixaram de herança seu coração italiano.

A italianidade está presente em cada canto das cidades brasileiras, dentro das escolas, na Igrejas, nas palavras. Como apagar tudo isso? Como negar essa italianidade? Não Sr. Ministro, não vamos ficar calados e nem nos amedrontar. Esse Decreto-Lei é uma demonstração de inconstitucionalidade ficando óbvio seu caráter autoritário visto somente em governos antidemocráticos. A história do mundo nos faz ter essa compreensão. Regimes autoritários passam por cima da sua própria Constituição como uma máquina desgovernada que não enxerga os prejuízos que está causando aos seus próprios cidadãos.

No entanto sabemos que a Itália não quer ter sua assinatura em uma vergonha como essa que nos está sendo imposta.  Aguardamos com grandes esperanças a votação do Parlamento colocando fim ao Decreto da vergonha com o restabelecimento da democracia e prevalecendo nossos direitos assegurados pela Constituição.

Dra. Sylmara Osti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2023© Todos os direitos reservados
×