Busca: Quando têm-se conhecimento sobre o nome completo, data de nascimento, local do nascimento e nome dos pais do Dante Causa (o italiano), realiza-se uma busca da sua certidão de nascimento.
Pesquisa: Quando não se tem conhecimento sobre o evento do nascimento do Dante Causa (o italiano), é necessária uma pesquisa genealógica para chegar na pessoa que transmite a cidadania.
Através de uma equipe qualificada para as buscas e pesquisas de certidões religiosas e civis na Itália, podemos dar início a almejada cidadania italiana.
Importante informar que em alguns casos as certidões não podem ser localizadas por terem se perdido. Buscar e/ou pesquisar um documento antigo não é 100% garantido e muitas vezes levam um certo tempo para concluírem.
Assim que toda a documentação necessária (certidão do dante causa e certidões brasileiras atualizadas e em inteiro teor) estiverem prontas, será realizada a análise dos documentos.
Trata-se de uma criteriosa análise dos dados contidos nos documentos com o objetivo de verificar se existem inconsistências nas informações registradas nas certidões brasileiras que necessitam ser retificadas.
Essa etapa é muito importante pois compreende as informações contidas nos documentos brasileiros que deverão se adequadas dentro das exigências italiana para o reconhecimento da cidadania. Deve ser feita somente por profissionais qualificados uma vez que envolvem elementos da Lei dos Registros Pública e K28.
Caso os documentos necessitem ser retificados (e em 99% dos casos há retificação a ser feita). Em retificações com maior complexidade deverão ser realizadas através de ação judicial.
Em retificações judiciais, tem-se a oportunidade de reunir todas as certidões (e retificações apontadas na análise dos documentos) em um único ato – ação de Retificação de Registro Civil.
Em geral são casos mais simples em que os cartórios não colocam objeção.
No entanto, pode acontecer de algum cartório se opor às retificações pretendidas. Fato esse que somente é sabido quando o processo extrajudicial já está encaminhado. Não há como fazer um levantamento prévio de todos os cartórios envolvidos.
Caso isso venha a ocorrer, não existe a responsabilidade do profissional, como também não haverá devolução do valor previamente estipulado.
Realizadas as retificações necessárias, as certidões devem ser colhidas novamente em inteiro teor. Essa fase é delicada, pois deve-se analisar toda a documentação novamente. Nesse momento não pode haver mais nenhum erro. Todas as certidões devem estar em perfeita consonância.
Através de tradutores intérpretes altamente qualificados essa etapa garante o sucesso do reconhecimento da cidadania
Essa é a última etapa da preparação dos documentos para o reconhecimento da cidadania italiana. Seus documentos (certidões brasileiras, traduções juramentadas e CNN) serão apostiladas.