A divisão geopolítica da Europa anterior a 1ª Grande Guerra Mundial não é a conhecida nos dias atuais. A atual Áustria era o chamado Império Austro Húngaro.
O Império Austro Húngaro era formado pela atual Áustria, entre outros territórios que forma anexados a países já existentes. Entre eles a Itália.
Atualmente termo vários comunes na Itália que não pertenciam ao país e forma integrados após o término da 1ª Grande Guerra Mundial. Entre eles temos os comunes pertencentes a província de Trento, Bolzano e Gorizia.
Quando o Dante Causa (o italiano) nasceu anteriormente a 1ª Grande Guerra Mundial em um desses comunes que hoje pertencem a província de Trento, significa que ele não nasceu na Itália e sim no chamado Império Austro Húngaro.
Esse é um fator determinante pois é um dos fatores impeditivos para o reconhecimento da cidadania italiana, uma vez que o Dante Causa (o italiano) não era italiano na data do seu nascimento.
A Lei 379/2000 determinou que aqueles que tivessem interesse em obter o reconhecimento da cidadania italiana e pertenciam ao conhecido Circolo Trentino, tinham 5 anos para requerer. A validade foi até 05 anos, que durou até o ano de 2005.
No ano de 2005 findou o prazo para requerer a cidadania daqueles que nasceram dentro do Circolo Trentino. Por grande pressão sobre o governo italiano essa Lei foi estendida por mais 05 anos que findou em 2010.
Se você é descendente de alguém que nasceu no Império Austro Húngaro, que atualmente pertence a Itália, não tem direito ao reconhecimento da cidadania italiana.
Porém, nos casos em que o Dante Causa (o italiano) tenha nascido dentro do Império Austro Húngaro e tenha emigrado para o Brasil após 16/07/1920 (Tratado de Saint Germain), o direito ao reconhecimento da cidadania italiana está assegurado.
Existem também os comunes que não faziam parte do Império Austro Húngaro, que pertencem a região do Trento, têm o reconhecimento a cidadania italiana assegurado.
Relação de comunes onde não há reconhecimento da cidadania administrativamente: